4 de abril de 2012

Primeiro de Abril


Parece mentira, mas no meu primeiro dia na Itália, fui parada pela polícia numa blitz local. Estava em um carro com um marroquino (o motorista), um indonésio, uma colombiana, uma franco-argelina e eu, a brasileira cansada.

Era 1º de abril de 2011, cheguei ainda pela manhã ao Aeroporto de Turim, me esperando por lá o chefe-tutor Marcelo, e Ipul, meu companheiro de muitas risadas ao longo da minha temporada italiana.

Chegando por lá em plena sexta-feira, tudo o que eu mais queria era simplesmente dormir o fim de semana inteiro. Precisava muito me recuperar das 23 horas de viagem (Natal-São Paulo-Madrid-Turim) e um fuso horário que na primeira semana é cruel.

Mas não teve jeito, a vontade de conhecer coisas novas foi bem maior, e prontamente topei ir para a primeira balada em Luserna San Giovanni, meu interior com 8 mil habitantes. A turma estava tão empolgada, que aceitamos a carona na hora, afinal o bar ficava muito longe e nossa outra opção era ir de bicicleta. Mas bastaram 5 minutos ladeira abaixo de onde morávamos para a polícia nos parar.

Tensão total, eu não acreditava! Meu primeiro dia em terras estrangeiras e já era parada pela polícia. Melhor pegadinha de dia da mentira era impossível. Para piorar, eu não falava nada de italiano e só conhecia essas pessoas há algumas horas. Já pensava seriamente no baculejo que levaria, coisa que nunca me aconteceu no Brasil.

Mas não foi preciso nem descer do carro, alguns longos minutos de explicação sobre o nosso exótico grupo internacional e a apresentação dos documentos foram suficientes para a liberação. Ufa, um grande alívio, que foi comemorado com apenas uma Corona por 4 euros, pois no começo não tem como não pensar em real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário